Dieta Low Carb
- Mayara Navarro
- 25 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Olá, noivinha…
Hoje vamos falar de uma estratégia que vem sendo muito divulgada e que surge diversas dúvidas: A Dieta Low Carb!
Então vamos lá, low= baixo carb= carboidrato, essa dieta é um método que pode ser utilizado em alguns pacientes como estratégia para perda de peso.
A redução de da ingestão diária de carboidrato pode variar de 5 a 45%, já que numa dieta normal a quantidade varia de 55 a 65% de carboidrato por dia. Não existe uma uniformidade para a dieta, essa porcentagem varia de pessoa para a pessoa, por isso que a prescrição nutricional é individualizada. O que pode dar certo para sua amiga, pode não dar certo para você.
É preciso cuidado ao iniciar essa dieta, pois é indicada somente para pessoas saudáveis, sem doenças metabólicas. Realizar essa dieta sem acompanhamento nutricional, pode ocorrer sintomas como: tonturas, dores de cabeça e mudanças de humor, devido a restrição do carboidrato de forma inadequada.
Para iniciar essa estratégia é preciso planejamento, já que a oferta de carboidratos será restrita, é importante planejar como será sua rotina alimentar da semana e seguir para o obter o resultado esperado. É necessário COMER COMIDA DE VERDADE! Como sempre digo aos meus pacientes: descasque mais e desembrulhe menos.
É necessário restringir alimentos industrializados e fast-foods - que são carboidratos de alto índice glicêmico.
Já que sua alimentação será baseada em fontes de gordura boa e proteína, é preciso cuidado também, para não exagerar nas porções. Afinal, não será restrita a isso, é importante o equilíbrio no consumo de verduras, legumes e fontes de fibras.
Acredito que a low carb é sim uma alternativa para quem quer emagrecer, mas o melhor, se você deseja iniciar essa dieta, é conversar com seu nutricionista para adequar os nutrientes e ser feita de forma eficaz, afinal você precisa respeitar e viver em paz com o seu corpo, as vezes uma dieta restritiva não te trará os resultados esperados.
Afinal, é possível emagrecer equilibrando todos os nutrientes sem a necessidade de dietas restritivas e comendo doces. E só um profissional irá identificar o que é melhor para você.
Dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários!
Até a próxima semana, Beijo da nutri, Talita Brandão
Commentaires