Consumo de Fibras
- Mayara Navarro
- 17 de jul. de 2017
- 1 min de leitura

Olá, noivinhas…
Tenho certeza que já ouviram falar que é importante importante incluir alimentos ricos em fibras na sua alimentação, mas você sabe o por quê dessa importância?
Nesse post pretendo esclarecer as dúvidas de vocês.
Bom, estudos mostram que 80% da nossa saúde geral tem relação com a nossa saúde intestinal.
As fibras são classificadas em fibras solúveis e fibras insolúveis, os dois tipos de fibras estabelecem funções que regularizam o trato intestinal, com isso há melhora na qualidade de vida, redução de peso e prevenção de diversas doenças.
As fibras solúveis, como o nome já diz são solúveis em água, elas misturadas em água formam um gel que, no estômago dá uma sensação de saciedade, no intestino ela aumenta a viscosidade, reduz o colesterol plasmático e o tempo de trânsito intestinal.
Os alimentos fonte de fibras solúveis são: aveia, maçã, pera, laranja, beterraba, lentilha, chia e linhaça.
Já as fibras insolúveis, se mantém intacta durante o trato gastrointestinal, tem como função aumentar o bolo fecal, limpam o intestino eliminando as substâncias tóxicas ingeridas, previne câncer no intestino e reduz o tempo de trânsito intestinal.
Os alimentos fonte de fibras insolúveis são: feijão, ervilha, lentilha, maçã, alimentos integrais; pão, arroz; folhosos verde-escuro, milho, farinha de linhaça e chia.
Sim, há alimentos que são fontes de fibras solúveis e insolúveis, o que é ótimo para nossa saúde!
Ressalto que, o consumo de água está totalmente aliado ao consumo de fibras, somente consumir os alimentos e não ter um bom consumo de água, pode ocorrer a constipação intestinal, que é prejudicial para uma boa qualidade de vida.
Até a próxima semana!
Beijo da nutri, Talita Brandão
Comments